Como montar o repertório para sua Cerimônia de Casamento?

Como montar o repertório para sua Cerimônia de Casamento

Como montar o repertório para sua Cerimônia de Casamento?

Você ficou noiva, começou a procurar locais para realizar sua Cerimônia, já encontrou uma série de fornecedores para a realização desse grande dia, já contratou até Mari e Gu para fazer a trilha sonora do seu grande dia… Mas uma dúvida ainda paira no ar: Como faço para montar o repertório para a Cerimônia?!

Escolher as músicas para cada entrada, para cada momento, não é fácil e sabemos disso. Fomos noivos durante 4 anos, nos casamos em 2019, e mesmo assim sentimos dificuldades na hora de escolher cada uma das canções, pois queríamos encaixar muitas músicas, e várias delas combinavam em diversos momentos! E sabemos que com você não está sendo diferente. Pode ser que a dificuldade seja outra, até mesmo ao contrário da gente, você pode estar com dificuldade de escolher até mesmo uma música. Mas calma! Todos os problemas tem soluções, e estamos aqui para te ajudar a montar o repertório do seus sonhos!!

Você vai ver aqui nessa postagem dicas que vão te ajudar a escolher músicas, outras que vão te ajudar a eliminar músicas, vamos postar até mesmo algumas sugestões de canções que não falham para qualquer cerimônia, e principalmente, vamos te ajudar a montar uma lista de músicas que combine com o SEU casamento!

Precisamos separar por partes, para ficar bem explicadinho e fácil de compreender nossa linha de raciocínio, embora ela não seja a única e absoluta, de qualquer forma vai te servir como Norte para você que está com o sentimento de que nada mais no mundo faz sentido, ou que não vai dar certo e você não conseguirá escolher nem mesmo a música da sua entrada! Hahahaha

 

Primeiro Passo: Definir quantas músicas terão em sua Cerimônia

Bem, antes de sair escolhendo as músicas, é necessário saber quantas músicas você vai precisar para poder montar seu repertório. Essa quantidade é determinada pela quantidade de Entradas que haverão no seu Casamento, quantos Padrinhos você terá, Cumprimentos e Saída. Em uma média, dizemos que são aproximadamente 10 músicas numa cerimônia, já que para Entrada de Padrinhos e Cumprimentos, pode ser que a gente toque mais de uma música. Mas essa aqui abaixo é uma lista com as entradas mais comuns em uma Cerimônia, pode te servir de base para montar a sua própria, mas lembre-se: Isso não é definitivo, e cada Cerimônia tem um formato diferente.

Entradas:

Pais (1 música)

Padrinhos (2 músicas)

Noivo (1 música)

Florista (1 música)

Noiva (1 música)

Alianças (1 música)

 

Cumprimentos + Saída dos Padrinhos (2 a 3 músicas)

 

Saída dos Noivos (1 música)

 

Se sua Cerimônia tiver momento de Assinatura (caso tenha efeito civil), indicamos a escolha de uma música também!

IMPORTANTE: No momento dos Votos, quanto tem Filmagem no Casamento, os Videomakers pede que façamos silêncio absoluto para que eles consigam captar as vozes o mais limpo possível, para depois poderem montar aquele vídeo lindo com vocês falando, sabe?! Então nesse momento não contem com uma música 😉

 

Segundo Passo: As músicas que você não quer que toque

Embora a gente esteja falando de como escolher as músicas que você vai colocar na sua lista, a primeira dica que a gente dá é: De uma maneira bem macro, escolha os estilos de música que você não quer ouvir, em seguida os artistas que você tem ranço, e depois as músicas em específico que não serão tocadas no seu dia. Assim você já elmina boa parte das músicas que você não quer que estraguem a sua Cerimônia! 😉

Pode parecer grosseiro, porém é uma verdade. Existem noivas e noivas… Sabemos que algumas amam a Marcha Nupcial, e outras que odeiam. Então não existe um formato ideal para uma Cerimônia, mas existe o SEU formato ideal! E é por isso que temos que trabalhar assuntos como este! hahahaha

 

Terceiro Passo: As músicas que não podem faltar!

Parece besteira, mas colocar numa lista as músicas que você sempre sonhou é importantíssimo! E aqui cabe mais uma dica: Peça a opinião do seu noivo também! Não seja egoísta e o permita escolher APENAS a música da entrada dele! Hahahaha brinks!

Por mais que na grande maior parte dos casos os noivos não viveram uma vida inteira sonhando com esse dia tão lindo, mas eles também tem vontades, e eles farão parte desse dia tanto quanto você, e é muito legal se vocês tiverem essa conversa sobre as vontades e desejos de cada um. Muitas vezes os noivos aparecem com uns pedidos inusitados e MUITO interessantes, que realmente ficam muito legais no dia! Nós já tocamos, por exemplo, a música do Poderoso Chefão para a entrada de um noivo (Beijo Clande!!) e ficou tããão legal! E para conhecimento, existe uma versão dessa música cantada, e ela é linda! Vale a pena vocês ouvirem. Mas voltando ao assunto, ter esse momento como casal vai ser muito bom até mesmo para o relacionamento de vocês, então aproveitem!

Com essa lista na mão, ficará mais fácil de vocês darem o segundo passo! Pode ter certeza que vocês chegarão em uma dessas duas opções: 1) Vocês terão opções até demais; 2) Ainda vão faltar músicas;

É aí que chegará a hora do terceiro passo!!

 

Quarto Passo: Analisar as letras

Cada momento, cada entrada da Cerimônia tem uma importância! Por isso a gente recomenda que vocês analisem as letras das músicas e vejam se elas casam com aquele momento. Se vocês se enquadraram na opção 1 do passo anterior, aqui será o momento de seleção de quais músicas ficarão e quais cairão fora… Além de, é claro, já ir definindo em qual momento cada uma das músicas será tocado!

Uma dica bônus aqui: Cuidado com as músicas em outras línguas. Vão atras das traduções, para que vocês não caiam no mesmo erro da Xuxa quando chamou a Gillete para cantar em seu programa, e acabou errando RUDE! Se você não sabe do que eu estou falando, nem pesquise, resumindo a moça cantou uma música com teor MUITO baixo em seu programa que era feito para os “baixinhos”… Temos certeza que você não vai querer incluir uma música com uma letra horrorosa em sua cerimônia, por isso sempre de uma consultada. Outra música que sempre pega as pessoas de surpresa é Hallelujah em inglês, que tem uma melodia maravilhosa, e em português é uma música Gospel, porém em inglês ela não tem essa mesma proposta, e sua letra nem poderia ser tocada na maior parte das igrejas por aí! Hahahaha

Em contra partida, fomos surpreendidos com a música da abertura do Dragon Ball, a música Sorriso Resplandescente, que parece que foi escrita por um casal apaixonado no dia do seu casamento. Que letra linda! Se vocês conhecerem outras músicas que tem letras lindas mas que nunca foram tocadas em Cerimônias, fica aí uma ótima oportunidade.

Mas enfim, o recado foi dado: ESTUDE BEM AS LETRAAAAS.

 

Quinto Passo: Veja as postagens aqui do nosso Blog.

Nós gostaríamos de postar com mais frequência? Sim, absolutamente!

Porém, mesmo assim já temos alguns posts que vão poder te auxiliar com músicas que casam perfeitamente para cada momento! Veja estes abaixo, mas não deixe de explorar o Blog todo para ter mais inspirações!

Sugestões de músicas para Alianças

Músicas Gospel para Cerimônia

Quais as melhores Músicas para Entrada do Noivo 2020

 

Sexto Passo: Siga a gente no Instagram!

Nosso perfil é @mariegumusica

Hahaha parece um pedido bobo para ganhar seguidor, mas o fato não é esse! Quase que diariamente nós fazemos postagens em nosso feed que vão te inspirar com ideias muito legais para escolher seu repertório.

Lembrando que semanalmente nós postamos o Barzinho Mari e Gu, onde vocês podem pedir suas músicas e a gente toca um pedacinho delas nos stories (temos até um destaque com várias delas salvas) e ali nossos casais sempre acabam encontrando inspirações para as músicas de sua Cerimônia! Temos certeza que vai te ajudar!!

 

Sétimo passo: As infalíveis

Caso você tenha passado por todos os passos anteriores, e ainda assim ficou com a lista pequena, vamos te mostrar algumas escolhas que são infalíveis, na maior parte dos casamentos a gente toca essas e sempre encaixam muito bem!

 

My Girl – The Temptations

 

All of Me – John Legend

 

Perfect – Ed Sheeran

 

Onde Você Mora – Cidade Negra

 

Como é Grande O Meu Amor Por Você – Roberto Carlos

 

 

Oitavo passo, esse apenas se você contratou Mari e Gu: Chame a gente para tirar dúvidas

Seguiu todos esses passos e ainda está encontrando qualquer tipo de dificuldade? Chame a gente sem hesitar! Nós trabalhamos com isso há anos, e temos várias sugestões de músicas, e conhecimento para poder te ajudar a escolher as músicas que ficam ou que saem, bem como se elas são apropriadas para a entrada desejada, seja por motivo de letra ou pela composição de um arranjo… Então poderemos estar ao seu lado montando o Repertório que será a Trilha Sonora do seu Casamento de uma forma pessoal, única e personalizada! 😉

 

 

Bem, com esses passos, é praticamente impossível você ainda não ter finalizado a escolha das músicas para o seu Casamento da forma mais perfeita e exclusiva possível! Note que as escolhas foram feitas todas por você, mesmo no sexto passo, onde você conta com nossa ajuda, estaremos ali apenas auxiliando nas suas decisões, mas buscamos dar toda a liberdade para que nossos casais escolham o repertório ideal para eles. Tudo no casamento é customizável, e não teria por que as músicas não serem também!

Certamente voltaremos aqui com mais uma série de dicas para o seu Grande Dia! Esperamos que tenha gostado dessa postagem, e não espere muito para solicitar um orçamento e ter Mari e Gu contigo nesse dia tão especial! Será uma honra para nós! Basta entrar em Contato e preencher o formulário.

 

Beijos,

Mari e Gu